segunda-feira, 28 de março de 2011

Terrário: Um pedaço da Natureza na sala de aula = Conscientização

O que mantém plantas e animais vivos? De onde vem a água da chuva? Alunos do ensino Médio buscam essas e outras respostas em um experimento simples realizado em sala de aula

Professora Vanessa Renata da Silva e Adriana Angelon

Observação: alunos do Ensio Médio Escola Estadual Vicente Themudo Lessa, em Jandira/São Paulo, acompanham o desenvolvimento das plantas, animais e o que acontece com o solo e plantas poluídos.
O terrário permite explorar, desde as primeiras séries, os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão. É testando e comprovando que as crianças fazem ciência exatamente como os cientistas.
Mais que a importância de os alunos observarem e levantarem hipóteses, eles aprendem a discutir, argumentar, ler e escrever que são atividades a ser exploradas nas aulas de Ciências. Como? Nas discussões para a resolução de uma situação-problema e nos registros do experimento, por exemplo. "A alfabetização científica deve ser prioridade de todo projeto pedagógico. Para que as crianças descubram o mundo ao seu redor, o ideal é que o primeiro contato com os conceitos naturais aconteça de maneira divertida, investigativa e planejada", e como isso não anda acontecendo resolvemos implantar no ensino médio de nossa escola para ajudá-los a memorizar fatos isolados, fórmulas e termos técnicos, portanto, não funciona apenas como mais uma estratégia de ensino e sim como informação direcionada para conscientizar. A garotada precisa de tempo e de oportunidade para observar, testar e trilhar caminhos certos para aprender a cuidar do planeta em que vivemos pois acreditamos que ainda podemos salar nosso planeta a curto, médio e longo prazo.


ROTEIRO PARA UMA REVISITA AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA


O PPP da escola em questão possui alguns itens norteadores e interessantes pelo conteúdo apresentado como em sua filosofia onde “acreditamos que a escola visa o comprometimento com uma educação de qualidade e integração perante a sociedade”. Na missão da escola encontramos que esta “é um compromisso com a educação de qualidade”. Nos valores da escola estão descritos o compromisso, a ética, o respeito, a igualdade e a transparência como itens em destaque. E na sua visão de futuro pretende ser uma escola referência na Rede Municipal de Mariana, reconhecida pela excelência na qualidade de ensino.

A inserção desses itens no PPP da escola aponta uma postura atenta para as questões atuais, o que favorece a implementação de ações que permitam fortalecer uma escola sustentável. O fato do PPP apresentar um item específico sobre a Agenda 21 merece destaque, mostrando não apenas uma preocupação, mas uma ação concreta palpável. As propostas apresentadas voltadas à sustentabilidade ainda são tímidas, aparecem mais vinculadas aos currículos de natureza e sociedade na Educação Infantil e história e geografia do Ensino Fundamental...

1. O PPP evidencia a compreensão de sociedade e de ser humano voltados à sustentabilidade socioambiental?

R: Não claramente, mas um objetivo específico que identifica a importância da Agenda 21 e de sua articulação escola-comunidade
:
  • Incrementar a participação do Município no desenvolvimento do Programa Agenda 21 Local buscando a conjugação de crescimento econômico em equidade social e proteção ambiental.
2. O que identifica a escola:
R: O que identifica esta escola é seu contexto geográfico, a comunidade onde está inserida, pois nela tem um papel de destaque, sendo ponto de referência dentro da mesma. Suas preocupações estão mais voltadas para a formação de um cidadão que produza e se mantenha através da própria produção. A conscientização e preocupação com a realidade socioambiental está surgindo aos poucos.

3. No currículo a ser adotado pelos professores existe a preocupação com o reconhecimento dos saberes locais?
R: No currículo da Educação Infantil destaca-se;
Conteúdo do Eixo Natureza e Sociedade
* Participação dos Grupos e seu Modo de Ser, Viver e Trabalhar
- Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito as tradições culturais de sua comunidade e de outras.
- Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.
- Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.
- Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.

* Os Lugares e suas Paisagens
- Observação da paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas, etc.)
- Utilização, com ajuda dos adultos, de fatos, relatos e outros registros para a observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo.
- Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.

Já no currículo do Ensino Fundamental encontramos;

História / geografia
O ensino de História através de um processo contínuo das transformações sociais realizadas pelos homens trabalha os conteúdos buscando estimular o educando a atuar com criticidade e comprometimento no meio onde se encontra inserido.
O estudo da Geografia visa integrar o educando ao meio, fazendo-o compreender que faz parte de um processo maior e que é agente modificador da natureza, descobrindo perspectivas para melhorar sua qualidade de vida, posicionando-se sempre diante das mudanças que ocorrem no espaço geográfico.
- Identificar as ascendências e descendência das pessoas que pertencem à sua localidade, quanto a nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, contextualizando seus deslocamentos e confrontos culturais e étnicos, em diversos momentos históricos nacionais.
- Valorizar o patrimônio sócio cultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-o como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.
- Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e outras comunidades, próximas ou distante no tempo e no espaço.
- Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo forma de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil.
- Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em construção e na produção do território, da paisagem e do lugar.


4. Verifique quem são os envolvidos nos processos educativos na escola? O mapeamento socioambiental da escola pode contribuir com a verificação dos grupos e das pessoas envolvidas com a escola. Procure avaliar o papel da comunidade.
R: Todos os funcionários estão envolvidos diretamente nos processos educativos da escola. Externamente há uma parceria com a Fundação Osquindô que disponibiliza espaço para apresentações e oficinas tanto para alunos quanto para a formação continuada dos professores, há também a biblioteca que atende toda a comunidade com contação de histórias e empréstimo de livros, além do oferecimento de apresentações artísticas.
A escola também mantém relações com a Pastoral da Criança, Guarda Municipal, Polícia Civil, CRESCER, com atendimento individual, oferecimento de palestras, Transitolândia, teatro e patrulhamento do entorno da escola.

5. Qual o papel da gestão referente ao transporte, à alimentação, ao consumo dos materiais e serviços?
R: No momento é um pouco difícil de avaliar, uma vez que a direção acaba ser assumida por outro diretor que no entanto deixou algumas considerações como, o fato da Prefeitura Oferecer transporte para os alunos que moram mais distante da escola ser um ponto positivo que ajuda a evitar a evasão escolar, para os professores que moram foram do distrito é oferecido o vale transporte. No início deste ano a Prefeitura cancelou um contrato com a empresa prestadora do serviço de merenda escolar e assumiu ela mesma a organização, distribuição e confecção das refeições servidas nas escolas municipais. Quanto ao consumo de materiais e serviços será feito um acompanhamento no sentido de não perder a qualidade, mas reduzir o desperdício.

6. Verifique o que se pretende realizar na escola? Diz respeito à programação das metas a serem alcançadas, refere-se a:
- disciplinas voltadas a sustentabilidade (a sustentabilidade está presente nos objetivos e nos conteúdos das disciplinas)
R: Além dos apresentados na questão anterior, a nova diretora pretende melhor o projeto da coleta seletiva, o projeto nossa história nossa escola que trazem objetivos voltados para a sustentabilidade que aparece nos conteúdos de geografia e história e natureza e sociedade.
- metodologias e práticas de sustentabilidade

R: estão presentes na coleta seletiva, na orientação contra o desperdício de comida, na economia de papel utilizado nas atividades pelos professores e alunos.

- espaços adequados aos valores da sustentabilidade (aumento da área verde, melhoria de conforto térmico, cultura de paz, etc)

R: O aumento da área verde é uma questão de falta de espaço para expansão da escola e apenas a SME tem condições de resolver esta questão que também passa pela ampliação do espaço físico da escola.


7. Existem ações complementares voltadas a sustentabilidade?
- projetos – alimentação saudável, coleta seletiva, Agenda 21 na Escola.