sexta-feira, 29 de abril de 2011

PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL

Pensando em como transformar a E.E. Themudo Lessa em uma Escola Sustentável vou responder as perguntas do Processo Formativo para melhor apresentar a Escola e as Ecotécnicas que é posível implantar.

  1. Que mudanças devem ser implementadas no prédio?
R: Não encontrei nenhuma mudança a ser implantada, esta Escola parece ter sido construída pensando em todos os aspectos de eliminar sons externos e o aproveitamento da claridade externa, além das árvores ao redor da Escola que contribuem para um ambiente fresco e ventilado.
  1. - Como o entorno da escola pode ser organizado?
R: Na visão que tenho da Escola, não é possível organizar o entorno da Escola pois, o mesmo já foi consequentemente elaborado pois, a rua atrás da Escola é a continuação do viaduto que liga a parte industrial ao centro da cidade (comércio) que fica ao fundo da Escola e tambémfoi bemorganizado pois é repleto de árvores que impedem a passagem de som externo, em frente a entrada da Escola há o prédio da Eletropaulo que também não produz ruídos e protege toda a Escola, a “frente” da Escola fica uma das avenidas principais da região conhecido como: CORREDOR METROPOLITADO porém, como disse a construção da Escola foi pensada e nada fica para este lado, sendo assim, não há nada que precise ser melhorado.
  1. - Para além dos muros da escola, que ações podem ser realizadas? Quem pode ser mobilizado para isso?
R: Para além muro, é possível mobilizar toda a cidade como também a comunidade pois, é uma cidade de apenas 18km quadrados e todos se apoiam quando se trada de melhorias para a cidade e os moradores, principalmente relacionada à Escola de forma geral.
  1. - O que propor em termos de cronograma e um orçamento inicial?
R: O que precisa ser implantado é: coleta seletiva, horta, compostagem, implantação de ecotécnicas no currículo escolar; palestras de conscientização que posso dizer que com o apoio da Prefeitura e comunidade o custo é ZERO.
Algumas ecotécnicas que compõem as tecnologias ambientais podem ser incluídas com muita facilidade e inseridas no dia a dia de cada aluno já a partir do segundo semestre de 2011 e todas com custo zero, entre elas posso destacar:

Aulas de Fisica - Fogão solar – Fogão que utiliza energia solar para aquecer, assar e cozinhar alimentos, tornando-se uma opção para a cozinha da escola e, sobretudo, para ensinar princípios de Física e da Química em sala de aula.
Aulas de Biologia - Biossistema integrado – Sistema biológico multifuncional que realiza tratamento dos dejetos de forma simples, com baixo consumo de energia. Produz gás e adubo a partir da biomassa disponível e recicla nutrientes que serão reaproveitados na produção de vegetais e na recuperação de áreas degradadas.
Aulas de Ciências – ensino fundamental - Tratamento de resíduos sólidos e coleta seletiva – A partir da separação do lixo gerado em salas de aula, secretarias e no refeitório por meio da seleção de materiais recicláveis, como papéis e plástico, latas e vidros. A reutilização, reciclagem e coleta seletiva de resíduos criam práticas estéticas e de cuidado com o ambiente e a paisagem, além de favorecerem a economia solidária por meio de parcerias com cooperativas e associações de catadores de lixo.
Aulas de Química - Utilização do óleo de cozinha – Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Em vez de prejudicar o funcionamento das estações de tratamento de água, os restos de óleo podem se transformar em sabão, e este, por sua vez, pode ser utilizado pela própria escola ou pelas famílias dos estudantes.
Todos os alunos - Horta – A organização da horta na escola pode ser uma atividade com dupla função: reaproveitar resíduos orgânicos por meio da compostagem e gerar ações multidisciplinares voltadas à educação ambiental comunitária. A produção de alimento orgânico, de flores e ervas, além de reforçar a merenda escolar, fortalece o diálogo de identidades e valoriza a trajetória e saberes de pessoas da comunidade que detêm conhecimentos de produção agrícola.
Todos os alunos - Sistema de captação de água – Sistema de armazenamento e reutilização da água de chuva para a irrigação de hortas, para a limpeza de pisos e em vasos sanitários, reduzindo os custos com abastecimento de água potável. Além disso, aumenta a oferta de água para atividades que retêm a umidade do solo, como arborização e ajardinamento.
Diretoria e Coordenação - Consumo verde e compras sustentáveis – Consumo de bens produzidos com menor impacto para a natureza e para a saúde humana. A modalidade de compra direta da agricultura familiar e da pequena produção local pela escola cumpre um importante papel na promoção da segurança alimentar e nutricional, na regulação de preços de alimentos e na movimentação de safras e estoques com foco no local e no baixo consumo de energia para transporte.
Todos os alunos - Produção de tintas com solos – O trabalho com pigmentos minerais possui grande importância cultural, ao resgatar costumes antigos, promovendo o exercício da arte no processo de colorir as paredes, a valorização dos conhecimentos ancestrais, ao mesmo tempo em que estimula a autoestima da população com uma prática de baixo impacto.

Custo:

Posso afirmar que poderá ser com custo ZERO pois, muitas empresas da região querem investir e falta projetos úteis para isso, além de que várias empresas da região são empresas Químicas e podem patrocinar alguns dos projetos acima descritos das ecotécnicas.

Em um projeto como este é possível até incluir parceiros do comércio local para a realização como apoiadores do projeto, acredito que é possível ainda incluir entidades da cidade para acompanhar a implantação deste projeto e depois levar estas mesmas ecotécnicas para as comunidades, afinal o povo jandirense é muito carente em todos os sentidos.

Desta forma faremos uma cidade mais humana, mais verde e mais consciente.

ACORDO DE CONVIVÊNCIA


Estou encantada com tudo que li a respeito da AGENDA 21 e o Acordo de Convivência é magnífico o mais difícil é aplicá-lo na escola e na cidade.Pensando nisso elaborei a seguinte sugestão:
  1. Apoio da Secretaria do Meio Ambiente;
  2. Apoio da Secretaria da Educação;
  3. Apoio do Parque Ecológico;
  4. Apoio de Vereadores;
  5. Apoio da Escola;
  6. Apoio dos Professores;
  7. Apoio da GRAMA (Grupo de Apoio à Mata Atlântica)
  8. Apoio da Comunidade;

Toda esta mobilização será necessária para que o projeto aconteça em minha cidade pois, só a Escola envolvida afirmo que o projeto não acontecerá e como já tenho o apoio de todos os descritos acima estaremos agora colocando as reuniões em andamento.

O primeiro aspecto encontrado com a coordenadora da Escola e a Professora de Biologia foi:
  1. Repensar o currículo escolar e acrescentar programas ecológicos e sustentáveis para que assim, possamos educar nossos alunos e transformá-los em pessoas mais conscientes com o meio em que vivemos;
  2. Limpar a área verde da Escola pois, está tomada por mato;
  3. Organizar os alunos interessados no Projeto Horta e transformar a àrea verde em uma horta para próprio consumo dos alunos e professores, desta forma os próprios alunos vão plantar, cuidar e colher;
  4. Continuar com a seleção de lixo produzido na Escola;
  5. Palestras aos alunos realizadas pelo pessoal da GRAMA;
  6. Realizar o Domingo Ecológico, construíndo a árvore dos sonhos com garrafa pet e dentro de cada garrafa os alunos colocarão seus sonhos divididos em salas;
  7. Construir as Pedras do Caminho para lembrar a todos que em tudo há obstáculos mas que precisamos vencê-los e este caminho de pedras será realizado no Jardim na entrada da Escola;
Junto com o pessoal da GRAMA realizaremos o DOMINGO ECOLÓGICO para mobilizar toda a cidade em prol de Bem Estar do Meio em que vivemos pois, há bairros perto de rios e que os moradores jogam tudo o que não serve e durante o período de chuvas claro … ocorre a enchente que prejudica o próprio morador, com este pessoal vamos começar com palestras instrutivas e a Prefeitura vai participar com a limpeza do rio retirando o “entulho” jogado lá, desta forma concientizaremos a população.

Aqui em Jandira há ainda o acumulo de lixo jogado na rua pelo próprio ser que transita e isto também será trabalhado em palestras de instrução e o comércio irá colaborar com a lixeira colocada em sua porta, fazendo assim a sua parte par contribuir com o meio em que vivemos mantendo a cidade limpa.

O Projeto Cidade Urbana Cidade Verde, terá como parceiro a Secretaria do Meio Ambiente, a GRAMA e o Portal Ecológico pois, o Portal irá fornecer as mudas de plantas e árvores para replantarmos próximo ao rio e em todo o quintal que for possível para juntos transformarmos esta cidade em uma cidade mais verde, a idéia é cada morador plantar sua muda e colocar o nome da família em uma placa de madeira ao pé da futura árvore ou planta para assim, incentivar quem ainda não cuida do meio em que vive, afinal, percebeu-se que muitas pessoas gostam de ter seu nome eternizado e vai ajudar a cada um cuidar da árvore perto de sua casa e não destruirá a árvore próxima ou a planta próxima pois, plantar é reviver.

Temos certeza que estas idéias irão florescer a cada dia com todos os envolvidos e ainda conseguiremos atrair mais pessoas interessada em ter o meio em que vive mais verde e mais saudável.

Jandira não é uma cidade que possui espaço para crescer, nosso território é de 18km quadrados e há pouquíssimo terreno disponível e o atual momento em que estamos vivendo é muito triste pois, a mídia nos bombardea com a parte ruím esquecendo que a cidade possui muitos projetos bons e pessoas interessadas em fazer o bem a todos.

Queremos mudar esta imagem que a cidade ganhou em Dezembro de 2010 para uma cidade que se aproveita da parte ruim para a transformar em uma cidade limpa, verde, ecológica, sustentável, etc.

Essa construção de forma coletiva de projetos que visam trazer mais ecologia, mais sustentabilidade mais compromisso com o Meio Ambiente em que vivemos nos faz sentir responsáveis a cada dia por tudo o que fazemos, pensamos e o que produzimos. Reafirmo que realizar este debate sobre o currículo escolar tendo a participação efetiva da Secretaria da Educação no sentido de orientar a Diretoria de cada escola a implantar uma cultura ecológica e sustentável é de suma importância para a realização de cada projeto e com muita alegria posso dizer que a semente já foi plantada e a E.E. Themudo Lessa é a pioneira ao começar por ela a implantação de um novo currículo Ecológioco e Pedagógico já neste segundo bimestre.

Vejam no Blog http://responsabilidadehoje.blogspot.com/ o primeiro passo … um terrário realizado pela Professora de Biologia e os alunos no primeiro ano do ensino médio da E.E. Themudo Lessa, verifiquem também a Planta Baixa da Escola, e posso afirmar que fiquei surpreendida com tanta área verde e tão pouco uso, afinal a Escola não possui árvores frutíferas e sim árvores de sombra que claro contribuem para um bom ambiente mas não trazem a sustentabilidade para a Escola onde frutas poderíam ser colhidas e servidas ao alunos em sua época da colheita.

É reconhecido por todos os envolvidos que há muito a ser feito mas que começar é o primeiro passo para em breve termos uma escola ecológica e sustentável e consequentemente pessoal envolvidas com o Meio Ambiente, poluindo menos e cuidando mais.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Memorial E.E. Themudo Lessa











Esta Escola Estadual está localizada exatamente no centro da cidade de Jandira, fica em frente à estação do metrô de superfície.
Já do lado direito da Escola fica o prédio da Eletropaulo e o fundo da escola fica para a Rua Rubens Lopes da Silva que é a continuação do viaduto que liga a parte industrial ao centro da cidade, fomentando assim negócios. Seguindo esta rua do lado direito, exatamente atrás da escola, sendo do outro lado da rua sentido Pólo Industrial, fica a praça de eventos da cidade e o batalhão da Polícia Militar da cidade e ao lado da escola fica a Guarda Civil e a secretaria de Ação Social.
Esta Escola é bem localizada e de fácil acesso pois a 500m da escola está o terminal de ônibus da cidade e todo o centro comercial como: escolas técnicas, farmácias, lojas diversas, bancos, correio, lotérica, outros.
Escola clara, arejada e diferente de outras escolas, esta é muito verde onde é possível realizar todas as ecotécnicas de inclusão à sustentabilidade como: horta, jardim, cultivo de plantas, e inclusão de árvores frutíferas pois, as que existem na escola são árvores de sombra. Porém, a escola não têm um trabalho de Ecotécnica implantado para desenvolver ou qualquer outro assunto ligado a este.
A diretora é dura e de difícil acesso, o que colabora é a coordenadora e a professora de Biologia da Escola que têm grande interesse em implantar todas as técnicas que sugeri incluir na Escola e no cotidiano dos jovens que estudam nesta escola.
A área verde onde o mato domina é possível incluir uma horta para o próprio sustento da escola.
Na entrada da Escola já existe um jardim de plantas verdes e que os alunos são impedidos de entrar mesmo para realizar a limpeza e por sua vez, jogam os papéis de bala pela janela da sala de aula que se misturam às folhas secas que caem das árvores.
Fui informada que quem cuida disto é o zelador que informou que quem cuida é a Prefeitura da Cidade, ou seja, um empurra para o outro e ninguém faz.
Conversando com a Professora de Biologia, consegui incluir junto à coordenadora da tarde o projeto da Horta e da reciclagem agora no segundo semestre o que me deixou entusiasmada.
Mesmo agora no primeiro semestre conseguimos incluir nas aulas de Biologia do Primeiro Ano do Ensino Médio o terrário (as fotos estarão no blog) e diga-se que foi muito bem elaborado para que os jovens possam acompanhar o impacto de vários fatores no meio ambiente, ou seja, um pedaço da Natureza na sala de aula, e posso afirmar que a montagem deste foi um verdadeiro sucesso pois, os alunos estavão entusiasmados e interessados em montar um terrário bonito, colorido e com a melhor visibilidade possível para acompanhar toda semana sua evolução. Neste projeto foi incluído: planta, minhoca, formiga, terra escura, areias coloridas (simbolizando as diversas camadas de terra), pedras, pouca água e uma planta. O vidro foi fechado e lacrado pela própria professora, juntos vamos observar o impacto na natureza do pouco oxigênio, pouca água, fotossíntese, efeito estufa e muito mais.
Para elaborar um terrário basta seguir os seguintes passos: você pode usar qualquer recipiente transparente: um aquário ou mesmo um garrafão de vidro ou de plástico com 20 cm de largura já está de bom tamanho. Antes de tudo, você deverá prepará-lo para receber suas espécies de fauna e flora.

Lave-o com água e sabão para eliminar os resíduos.
Desinfete-o bem com álcool. Assim, depois que o terrário estiver montado, não nascerão fungos ou bactérias que possam alterar o equilíbrio do ambiente interno.

Cuidados em relação ao solo:

Depois que o recipiente estiver bem limpo e seco, siga as instruções:
Coloque no fundo do recipiente a camada de terra e cubra-a com areia.
Para evitar que o terrário exale um mau cheiro, cubra a camada de areia com cerca de 2 cm de carvão vegetal triturado.
Não se esqueça de colocar terra vegetal: é a camada mais importante do terrário. Ela deve ter mais ou menos 4 cm de profundidade e ser recoberta, finalmente, com uma camada fina de pó de xaxim.
  • Você pode colocar no seu terrário pequenas plantas e musgos variados. O importante é manter-se atento para que não lhes falte água e luz em quantidade suficiente. Escolha mudinhas de suas plantas prediletas, dando preferência àquelas que apreciam solo úmido e temperatura constante – pequenas samambaias, heras, musgos, avencas. Preste atenção para não quebrar as raízes na hora de plantá-las.

Cuidados Básicos

Para que os bichinhos e as plantas do seu terrário vivam por bastante tempo, você tem de se manter atento. Observe, por exemplo, se as espécies vegetais não estão amarelando ou murchando e se os animais permanecem em atividade.
Achar o ponto de equilíbrio entre o ambiente e os seres vivos: isto é uma lição de Ciência!

Um terrário nada mais é do que um ecossistema natural em escala reduzida. Para preservá-lo, o grande desafio consiste em distribuir no interior desse mini viveiro plantas e animais na exata proporção de seu tamanho e impacto ambiental – isto é, encontrar o ponto de equilíbrio ecológico entre os fenômenos de evaporação, condensação, impermeabilização de materiais, camadas do solo, necessidades dos vegetais e fotossíntese.
Se uma espécie vegetal começar a murchar, é sinal de que não está se adaptando a esse microssistema. O mesmo acontece com os insetos que permanecem imóveis.
Se você sentir que algo está errado no terrário, não hesite em abri-lo e devolver as espécies para o lugar de onde você as tirou. Assim, talvez elas tenham uma chance de sobreviver.

Esta é uma forma de ensinar nossas crianças e jovens a conhecer de perto o funcionamento do sistema de nosso planeta e assim, ajudá-los a preservar pois, o conhecimento é a melhor forma da ensinar.


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Educação

Carmelita Vida É Arte criou o documento: "A EDUCAÇÃO":
A Educação

Um dia desses lemos em um adesivo colado no vidro traseiro de um veículo a seguinte advertência: "minha educação depende da tua"!
Ficamos a imaginar qual seria o conceito de educação para quem pensa dessa forma.

Ora, se nossa educação dependesse dos outros, certamente seria tão instável quanto a quantidade de pessoas com as quais nos relacionamos.

Ademais, se assim fosse, não formaríamos jamais o nosso caráter. Seríamos apenas o resultado do comportamento de terceiros. Refletiríamos como se fôssemos um espelho.

A educação é a arte de formar caracteres, e por conseguinte, é o conjunto de hábitos adquiridos. Assim sendo, como fica a nossa educação se refletir tão somente o comportamento dos outros como uma reação apenas?

O verdadeiro caráter é forjado na luta, na luta por dominar as más tendências, por não revidar uma ofensa, por retribuir o mal com o bem.

Um amigo tinha o costume de dizer: "bateu, levou!" Um dia perguntamos se ele admirava os mal-educados que tanto criticava. Imediatamente ele se posicionou em contrário.

- É claro que eu não aprovo pessoas mal-educadas. Então questionamos outra vez:

- Se não os admira, porque você os imita?

Ele ficou um tanto confuso, pensou um pouco e respondeu:

- É, de fato deveríamos imitar somente o que achamos bonito.

Dessa forma, a nossa educação não deve jamais depender da educação dos outros, menos ainda da falta de educação dos outros.

Todos os ensinamentos do Cristo, a quem a maioria de nós diz seguir, recomendam apresentar a outra face. Imaginemos se Jesus tivesse ensinado: "se alguém te bater numa face, esmurra-lhe a outra", ou então "faz aos outros tudo aquilo que não desejas que te façam". Nós certamente não O aceitaríamos como modelo a ser seguido.

Assim sendo, lutemos por nos educar segundo os preceitos do Mestre de Nazaré, que diante dos momentos mais dolorosos de Sua vida manteve a calma e tolerou com grandeza todas as agressões sofridas.

Não nos espelhemos nos que não são modelos nem de si mesmos. Construamos o nosso caráter com os exemplos nobres.

Quando tivermos que prestar contas às leis que regem a vida, não encontraremos desculpas para a nossa falta de educação, nem poderemos jogar a culpa nos outros, já que Deus nunca deixou a Terra sem bons exemplos de educação e dignidade.

* * *

Não adotemos os constumes comuns que nada tem de normais. O normal é cada um buscar a melhoria íntima com os recursos internos e externos que Deus oferece.

As rosas, mesmo com as raízes mergulhadas no estrume, se abrem para oferecer ao mundo o seu inconfundível perfume.

O sândalo, por ser uma árvore nobre, deixa suave fragrância impregnada no machado que lhe dilacera as fibras.

Assim, nós também podemos dar exemplos dignos de serem imitados!