segunda-feira, 28 de março de 2011

Terrário: Um pedaço da Natureza na sala de aula = Conscientização

O que mantém plantas e animais vivos? De onde vem a água da chuva? Alunos do ensino Médio buscam essas e outras respostas em um experimento simples realizado em sala de aula

Professora Vanessa Renata da Silva e Adriana Angelon

Observação: alunos do Ensio Médio Escola Estadual Vicente Themudo Lessa, em Jandira/São Paulo, acompanham o desenvolvimento das plantas, animais e o que acontece com o solo e plantas poluídos.
O terrário permite explorar, desde as primeiras séries, os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão. É testando e comprovando que as crianças fazem ciência exatamente como os cientistas.
Mais que a importância de os alunos observarem e levantarem hipóteses, eles aprendem a discutir, argumentar, ler e escrever que são atividades a ser exploradas nas aulas de Ciências. Como? Nas discussões para a resolução de uma situação-problema e nos registros do experimento, por exemplo. "A alfabetização científica deve ser prioridade de todo projeto pedagógico. Para que as crianças descubram o mundo ao seu redor, o ideal é que o primeiro contato com os conceitos naturais aconteça de maneira divertida, investigativa e planejada", e como isso não anda acontecendo resolvemos implantar no ensino médio de nossa escola para ajudá-los a memorizar fatos isolados, fórmulas e termos técnicos, portanto, não funciona apenas como mais uma estratégia de ensino e sim como informação direcionada para conscientizar. A garotada precisa de tempo e de oportunidade para observar, testar e trilhar caminhos certos para aprender a cuidar do planeta em que vivemos pois acreditamos que ainda podemos salar nosso planeta a curto, médio e longo prazo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário