sexta-feira, 29 de abril de 2011

ACORDO DE CONVIVÊNCIA


Estou encantada com tudo que li a respeito da AGENDA 21 e o Acordo de Convivência é magnífico o mais difícil é aplicá-lo na escola e na cidade.Pensando nisso elaborei a seguinte sugestão:
  1. Apoio da Secretaria do Meio Ambiente;
  2. Apoio da Secretaria da Educação;
  3. Apoio do Parque Ecológico;
  4. Apoio de Vereadores;
  5. Apoio da Escola;
  6. Apoio dos Professores;
  7. Apoio da GRAMA (Grupo de Apoio à Mata Atlântica)
  8. Apoio da Comunidade;

Toda esta mobilização será necessária para que o projeto aconteça em minha cidade pois, só a Escola envolvida afirmo que o projeto não acontecerá e como já tenho o apoio de todos os descritos acima estaremos agora colocando as reuniões em andamento.

O primeiro aspecto encontrado com a coordenadora da Escola e a Professora de Biologia foi:
  1. Repensar o currículo escolar e acrescentar programas ecológicos e sustentáveis para que assim, possamos educar nossos alunos e transformá-los em pessoas mais conscientes com o meio em que vivemos;
  2. Limpar a área verde da Escola pois, está tomada por mato;
  3. Organizar os alunos interessados no Projeto Horta e transformar a àrea verde em uma horta para próprio consumo dos alunos e professores, desta forma os próprios alunos vão plantar, cuidar e colher;
  4. Continuar com a seleção de lixo produzido na Escola;
  5. Palestras aos alunos realizadas pelo pessoal da GRAMA;
  6. Realizar o Domingo Ecológico, construíndo a árvore dos sonhos com garrafa pet e dentro de cada garrafa os alunos colocarão seus sonhos divididos em salas;
  7. Construir as Pedras do Caminho para lembrar a todos que em tudo há obstáculos mas que precisamos vencê-los e este caminho de pedras será realizado no Jardim na entrada da Escola;
Junto com o pessoal da GRAMA realizaremos o DOMINGO ECOLÓGICO para mobilizar toda a cidade em prol de Bem Estar do Meio em que vivemos pois, há bairros perto de rios e que os moradores jogam tudo o que não serve e durante o período de chuvas claro … ocorre a enchente que prejudica o próprio morador, com este pessoal vamos começar com palestras instrutivas e a Prefeitura vai participar com a limpeza do rio retirando o “entulho” jogado lá, desta forma concientizaremos a população.

Aqui em Jandira há ainda o acumulo de lixo jogado na rua pelo próprio ser que transita e isto também será trabalhado em palestras de instrução e o comércio irá colaborar com a lixeira colocada em sua porta, fazendo assim a sua parte par contribuir com o meio em que vivemos mantendo a cidade limpa.

O Projeto Cidade Urbana Cidade Verde, terá como parceiro a Secretaria do Meio Ambiente, a GRAMA e o Portal Ecológico pois, o Portal irá fornecer as mudas de plantas e árvores para replantarmos próximo ao rio e em todo o quintal que for possível para juntos transformarmos esta cidade em uma cidade mais verde, a idéia é cada morador plantar sua muda e colocar o nome da família em uma placa de madeira ao pé da futura árvore ou planta para assim, incentivar quem ainda não cuida do meio em que vive, afinal, percebeu-se que muitas pessoas gostam de ter seu nome eternizado e vai ajudar a cada um cuidar da árvore perto de sua casa e não destruirá a árvore próxima ou a planta próxima pois, plantar é reviver.

Temos certeza que estas idéias irão florescer a cada dia com todos os envolvidos e ainda conseguiremos atrair mais pessoas interessada em ter o meio em que vive mais verde e mais saudável.

Jandira não é uma cidade que possui espaço para crescer, nosso território é de 18km quadrados e há pouquíssimo terreno disponível e o atual momento em que estamos vivendo é muito triste pois, a mídia nos bombardea com a parte ruím esquecendo que a cidade possui muitos projetos bons e pessoas interessadas em fazer o bem a todos.

Queremos mudar esta imagem que a cidade ganhou em Dezembro de 2010 para uma cidade que se aproveita da parte ruim para a transformar em uma cidade limpa, verde, ecológica, sustentável, etc.

Essa construção de forma coletiva de projetos que visam trazer mais ecologia, mais sustentabilidade mais compromisso com o Meio Ambiente em que vivemos nos faz sentir responsáveis a cada dia por tudo o que fazemos, pensamos e o que produzimos. Reafirmo que realizar este debate sobre o currículo escolar tendo a participação efetiva da Secretaria da Educação no sentido de orientar a Diretoria de cada escola a implantar uma cultura ecológica e sustentável é de suma importância para a realização de cada projeto e com muita alegria posso dizer que a semente já foi plantada e a E.E. Themudo Lessa é a pioneira ao começar por ela a implantação de um novo currículo Ecológioco e Pedagógico já neste segundo bimestre.

Vejam no Blog http://responsabilidadehoje.blogspot.com/ o primeiro passo … um terrário realizado pela Professora de Biologia e os alunos no primeiro ano do ensino médio da E.E. Themudo Lessa, verifiquem também a Planta Baixa da Escola, e posso afirmar que fiquei surpreendida com tanta área verde e tão pouco uso, afinal a Escola não possui árvores frutíferas e sim árvores de sombra que claro contribuem para um bom ambiente mas não trazem a sustentabilidade para a Escola onde frutas poderíam ser colhidas e servidas ao alunos em sua época da colheita.

É reconhecido por todos os envolvidos que há muito a ser feito mas que começar é o primeiro passo para em breve termos uma escola ecológica e sustentável e consequentemente pessoal envolvidas com o Meio Ambiente, poluindo menos e cuidando mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário