terça-feira, 26 de abril de 2011

Memorial E.E. Themudo Lessa











Esta Escola Estadual está localizada exatamente no centro da cidade de Jandira, fica em frente à estação do metrô de superfície.
Já do lado direito da Escola fica o prédio da Eletropaulo e o fundo da escola fica para a Rua Rubens Lopes da Silva que é a continuação do viaduto que liga a parte industrial ao centro da cidade, fomentando assim negócios. Seguindo esta rua do lado direito, exatamente atrás da escola, sendo do outro lado da rua sentido Pólo Industrial, fica a praça de eventos da cidade e o batalhão da Polícia Militar da cidade e ao lado da escola fica a Guarda Civil e a secretaria de Ação Social.
Esta Escola é bem localizada e de fácil acesso pois a 500m da escola está o terminal de ônibus da cidade e todo o centro comercial como: escolas técnicas, farmácias, lojas diversas, bancos, correio, lotérica, outros.
Escola clara, arejada e diferente de outras escolas, esta é muito verde onde é possível realizar todas as ecotécnicas de inclusão à sustentabilidade como: horta, jardim, cultivo de plantas, e inclusão de árvores frutíferas pois, as que existem na escola são árvores de sombra. Porém, a escola não têm um trabalho de Ecotécnica implantado para desenvolver ou qualquer outro assunto ligado a este.
A diretora é dura e de difícil acesso, o que colabora é a coordenadora e a professora de Biologia da Escola que têm grande interesse em implantar todas as técnicas que sugeri incluir na Escola e no cotidiano dos jovens que estudam nesta escola.
A área verde onde o mato domina é possível incluir uma horta para o próprio sustento da escola.
Na entrada da Escola já existe um jardim de plantas verdes e que os alunos são impedidos de entrar mesmo para realizar a limpeza e por sua vez, jogam os papéis de bala pela janela da sala de aula que se misturam às folhas secas que caem das árvores.
Fui informada que quem cuida disto é o zelador que informou que quem cuida é a Prefeitura da Cidade, ou seja, um empurra para o outro e ninguém faz.
Conversando com a Professora de Biologia, consegui incluir junto à coordenadora da tarde o projeto da Horta e da reciclagem agora no segundo semestre o que me deixou entusiasmada.
Mesmo agora no primeiro semestre conseguimos incluir nas aulas de Biologia do Primeiro Ano do Ensino Médio o terrário (as fotos estarão no blog) e diga-se que foi muito bem elaborado para que os jovens possam acompanhar o impacto de vários fatores no meio ambiente, ou seja, um pedaço da Natureza na sala de aula, e posso afirmar que a montagem deste foi um verdadeiro sucesso pois, os alunos estavão entusiasmados e interessados em montar um terrário bonito, colorido e com a melhor visibilidade possível para acompanhar toda semana sua evolução. Neste projeto foi incluído: planta, minhoca, formiga, terra escura, areias coloridas (simbolizando as diversas camadas de terra), pedras, pouca água e uma planta. O vidro foi fechado e lacrado pela própria professora, juntos vamos observar o impacto na natureza do pouco oxigênio, pouca água, fotossíntese, efeito estufa e muito mais.
Para elaborar um terrário basta seguir os seguintes passos: você pode usar qualquer recipiente transparente: um aquário ou mesmo um garrafão de vidro ou de plástico com 20 cm de largura já está de bom tamanho. Antes de tudo, você deverá prepará-lo para receber suas espécies de fauna e flora.

Lave-o com água e sabão para eliminar os resíduos.
Desinfete-o bem com álcool. Assim, depois que o terrário estiver montado, não nascerão fungos ou bactérias que possam alterar o equilíbrio do ambiente interno.

Cuidados em relação ao solo:

Depois que o recipiente estiver bem limpo e seco, siga as instruções:
Coloque no fundo do recipiente a camada de terra e cubra-a com areia.
Para evitar que o terrário exale um mau cheiro, cubra a camada de areia com cerca de 2 cm de carvão vegetal triturado.
Não se esqueça de colocar terra vegetal: é a camada mais importante do terrário. Ela deve ter mais ou menos 4 cm de profundidade e ser recoberta, finalmente, com uma camada fina de pó de xaxim.
  • Você pode colocar no seu terrário pequenas plantas e musgos variados. O importante é manter-se atento para que não lhes falte água e luz em quantidade suficiente. Escolha mudinhas de suas plantas prediletas, dando preferência àquelas que apreciam solo úmido e temperatura constante – pequenas samambaias, heras, musgos, avencas. Preste atenção para não quebrar as raízes na hora de plantá-las.

Cuidados Básicos

Para que os bichinhos e as plantas do seu terrário vivam por bastante tempo, você tem de se manter atento. Observe, por exemplo, se as espécies vegetais não estão amarelando ou murchando e se os animais permanecem em atividade.
Achar o ponto de equilíbrio entre o ambiente e os seres vivos: isto é uma lição de Ciência!

Um terrário nada mais é do que um ecossistema natural em escala reduzida. Para preservá-lo, o grande desafio consiste em distribuir no interior desse mini viveiro plantas e animais na exata proporção de seu tamanho e impacto ambiental – isto é, encontrar o ponto de equilíbrio ecológico entre os fenômenos de evaporação, condensação, impermeabilização de materiais, camadas do solo, necessidades dos vegetais e fotossíntese.
Se uma espécie vegetal começar a murchar, é sinal de que não está se adaptando a esse microssistema. O mesmo acontece com os insetos que permanecem imóveis.
Se você sentir que algo está errado no terrário, não hesite em abri-lo e devolver as espécies para o lugar de onde você as tirou. Assim, talvez elas tenham uma chance de sobreviver.

Esta é uma forma de ensinar nossas crianças e jovens a conhecer de perto o funcionamento do sistema de nosso planeta e assim, ajudá-los a preservar pois, o conhecimento é a melhor forma da ensinar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário